A Carteira Nacional de Habilitação é, sem dúvida alguma, um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa. Isso porque confere maior otimização às suas operações diárias, como poder se deslocar com veículo próprio para pegar o filho na escola ou ir para o trabalho. Muitas atividades só são possíveis caso a pessoa possua a carteira de habilitação, ou seja, o direito de dirigir.

Mas, você sabia que existem algumas situações em que se pode perder o direito de dirigir por um período? Essas são algumas delas: suspensão ou cassação da CNH. Em quaisquer desses casos, a reciclagem de CNH se coloca como uma das exigências para voltar a dirigir. Para saber mais sobre essa exigência e a sua importância, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é reciclagem de CNH?

Em poucas palavras, pode-se dizer que se trata de uma solução percebida pelos legisladores para resolver o problema do condutor infrator, ou seja, daquele que age em desarmonia com as leis de trânsito. A reciclagem de CNH não é apenas um curso, vale dizer, mas uma obrigação ao motorista infrator, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em quais situações o condutor é submetido à reciclagem de CNH?

Além das situações que já citamos, o art. 268 do CTB traz outras hipóteses que podem submeter o condutor ao curso de reciclagem de CNH, a saber:

  • Quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;
  • Quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;
  • Quando condenado judicialmente por delito de trânsito;
  • A qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

A importância de se fazer um curso de reciclagem de CNH

A importância de se fazer um curso de reciclagem de CNH pode ser demonstrada a partir de duas óticas: sociedade e condutor.

Para a sociedade, é importante porque reeduca o condutor, fazendo com que ele dirija seu veículo de acordo com as normas de trânsito e com base na direção defensiva, garantindo assim uma sociedade menos violenta, em relação ao trânsito, mais pacífica e segura.

Para o condutor, o curso é válido não só por atualizá-lo no que diz respeito à legislação de trânsito (novas leis, emendas, decretos etc.), mas também faz com que ele tenha consciência em relação às suas atitudes no trânsito.

É importante destacar que, conforme dados de uma pesquisa realizada pelo Detran do Paraná, o condutor é o maior responsável por acidentes no trânsito — condução de veículo sob efeito de álcool, excesso de velocidade e falta de atenção foram alguns dos principais motivos pelos quais os condutores de veículos causaram acidentes no trânsito.

Hoje, é possível realizar a reciclagem de CNH tanto presencial como a distância. Portanto, caso esteja com a sua CNH suspensa, cassada ou enquadrada em alguma das situações que citamos, faça o seu curso e evite uma punição ainda mais severa.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco pelo atendimento online ! Para realizar a sua matrícula, basta acessar o nosso site www.autoescolasuldailha.com.br .