A suspensão da carteira de habilitação é uma punição imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro para motoristas que cometeram determinadas infrações ou atingiram o limite de 20 pontos em 1 ano. O prazo de suspensão pode variar de acordo com a gravidade do delito cometido e, se você dirigir sem carteira, pode enfrentar consequências muito piores, como multas, apreensão do veículo ou cassação da CNH. Para evitar isso, confira o que fazer para voltar a dirigir após ter a carteira suspensa.

Identifique as infrações

O primeiro ponto após receber uma notifcação de carteira suspensa é identifcar todas as infrações que causaram a suspensão.

É preciso garantir que as notifcações foram recebidas pelo correio e você também pode consultar pela internet para avaliar se existe alguma multa em seu nome. Certas multas são passíveis de recurso e, se você seguiu esse rumo com alguma delas, garanta que viu o resultado do julgamento.

Se tudo estiver em ordem, e se não houver mais recurso, você deve entregar a carteira ao Detran para dar início ao período de suspensão, exceto no Estado do Rio Grande do Sul onde não é necessário entregar a CNH. O prazo de suspensão pode variar de 6 meses a 2 anos, dependendo do grau da infração e se existe reincidência por parte do condutor.

Além de cumprir o tempo longe da direção, o código de trânsito também exige que o condutor faça um curso de reciclagem. Você pode fazer o curso conosco, de forma completamente online. Se tiver alguma dúvida, consulte o nosso atendimento online.

O que é o Curso de Reciclagem?

O curso de reciclagem do Detran é obrigatório para motoristas que tem a sua carteira suspensa. Ele deve ser feito em uma instituição autorizada pelo Detran, na modalidade presencial ou a distância, ficando a critério do motorista fazer a escolha pela instituição e modalidade de sua preferência.

Existe a obrigatoriedade do comparecimento nas aulas por parte do condutor. Porém, entende-se que pode faltar tempo para que o mesmo compareça. Por conta disso, a modalidade EAD (ensino a distância), também está disponível para facilitar a participação nas aulas.

A facilidade desta opção é permitir ao aluno agendar o seu calendário da forma que preferir, uma vez que seja respeitado o limite máximo de uma hora e meia de estudo por dia.

Como funciona o Curso de Reciclagem?

Já o curso tem como objetivo relembrar os infratores das leis de trânsito, além de reforçar os conceitos de direção responsável. Por isso, as aulas são divididas nos seguintes módulos: direção defensiva, primeiros socorros, leis de trânsito e relacionamento interpessoal.

Após a participação nas aulas, o condutor recebe um certifcado de conclusão do curso e deve fazer uma prova para reaver a carteira de habilitação. A prova deve ser feita em uma das sedes do Detran. O questionário é de múltipla escolha, com 30 questões, sendo que pelos 21 devem ser acertadas, ou seja 70%, para garantir a devolução da carteira. Para facilitar a vida do motorista, existe a possibilidade do simulado online, para testar os conhecimentos do conteúdo que será cobrado na prova.

Então, uma vez que o condutor esteja aprovado no curso de reciclagem e na prova presencial aplicada pelo Detran, basta comparecer ao Detran em que a carteira foi entregue para recuperá-la. Em Santa Catarina não é aplicada prova presencial do Detran e após a conclusão no curso o motorista deve comparecer em uma unidade do Detran com o Certifcado impresso para reaver sua CNH.

Ter a carteira suspensa é um incômodo, mas, felizmente, não é tão difícil reavê-la. Especialmente por conta da opção do ensino a distância, é ainda mais conveniente cumprir as aulas e se preparar para a prova. Por isso, caso você passe por essa situação, não deixe de realizar o processo antes de voltar a dirigir.

Para realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância, acesse nosso site www.autoescolasuldailha.com.br e faça sua Matrícula. Qualquer dúvida, consulte nossos agentes pelo Atendimento Online.