Curso homologado pelo DENATRAN e autorizado pelo DETRAN dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Tocantins. Em breve também para São Paulo e Ceará.

Para quem é o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o curso é obrigatório para o processo de recuperação de CNHs nos seguintes casos:

  • Condutores infratores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Suspensa por processos administrativos;
  • Infratores contumazes, ou seja, que reiteradamente cometem infrações;
  • Quando houver a suspensão do direito de dirigir;
  • Quando houver condenação judicial por um delito de trânsito;
  • Se houver constatação dos órgãos competentes de que o motorista está colocando a própria vida e a das outras pessoas em risco no trânsito;
  • Outras situações definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como disputar rachas e dirigir com CNH de outra categoria que não a do veículo por duas vezes durante um período de doze meses.

Como proceder para recuperar a CNH

Após receber a notificação do Detran informando da penalidade, o motorista deve entregar sua CNH em uma unidade do Detran e então receberá um documento comprovando a entrega e assim estará liberado para fazer o Curso de Reciclagem.  No Rio Grande do Sul não é exigida a entrega da CNH e o motorista pode iniciar o curso logo após receber a notificação.

Para fazer a matrícula basta preencher um formulário com dados pessoais e enviar uma imagem do documento recebido no ato da entrega da CNH, exceto para motoristas do Rio Grande do Sul que não necessitam deste documento para realizar a matrícula.

Como é o Curso de Reciclagem a Distância

Todo o curso é online em nosso site e pode ser acessado por computadores e smartphones (celulares com navegador para internet).  O conteúdo do curso é apresentado em páginas com textos, imagens e vídeos de forma dinâmica e prática. Durante o curso é possível interromper e continuar o estudo à qualquer momento e o prazo mínimo para conclusão é de 3 dias, estudando em torno de 1 hora e meia por dia.

O curso é dividido em 4 módulos, no final de cada módulo há um simulado e no final do curso é aplicada uma prova, acertando 70% das questões o motorista obtém o Certificado de Conclusão do curso.

Como proceder após a conclusão do Curso

Concluído o curso, o motorista deve agendar a prova presencial do Detran, exceto no Estado de Santa Catarina onde não é exigida prova presencial após o curso, neste caso basta imprimir o Certificado e apresentá-lo no Detran para retirar sua CNH.

A Autoescola Sul da Ilha é a pioneira do Brasil a oferecer cursos em sua própria plataforma de ensino a distância, criada e planejada cuidadosamente pela nossa equipe, com o apoio de nossos instrutores e agentes especialistas em legislação de trânsito para proporcionar a melhor experiência possível.

Faça sua Matrícula: www.autoescolasuldailha.com.br