autoescola sul da ilha

Sem dúvidas, a consciência da população brasileira em relação ao trânsito amadurece a cada dia, e se reflete nas últimas estatísticas. Em São Paulo, por exemplo, o estado mais populoso do país, inclusive em termos de frota, foi registrado em fevereiro o menor número de fatalidades no trânsito do estado desde 2015 (347 em 2019, contra 480 em 2015). Os dados são da Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo.

Outro exemplo: Florianópolis sediou recentemente o encontro da diretoria e da equipe técnica do DETRAN catarinense com o governador desse estado. Entre outros assuntos abordados estiveram os investimentos no projeto de educação para o trânsito a ser lançado neste ano. Confira, no texto abaixo, mais informações sobre a reciclagem e quando ela é necessária.

Atenção à legislação

Apesar da gradativa melhora no trânsito, principalmente depois que a Lei Seca foi instituída, em junho de 2009, ainda há muito trabalho de conscientização a ser feito. As normas, leis e regras relativas ao assunto têm o intuito não somente de punir o condutor infrator, mas também educar e provocar uma reflexão sobre sua atuação ao volante.

Essa ideia é mais válida ainda aos reincidentes e desregrados. Especificamente para esse público, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, por exemplo, a realização e o Certificado de Conclusão no chamado “Curso de Reciclagem para Condutores Infratores”.

Plataforma para Cursos Online

Instalada em Florianópolis, Santa Catarina, a Autoescola Sul da Ilha está há mais de 15 anos no mercado e foi a pioneira do país a disponibilizar cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância) em plataforma própria, sem intermediários.

De acordo com o CTB, o curso é obrigatório para o processo de recuperação de CNHs para os seguintes casos:

  • Condutores infratores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por processos administrativos;
  • Infratores contumazes, ou seja, que reiteradamente cometem infrações;
  • Quando houver a suspensão do direito de dirigir;
  • Quando houver condenação judicial por um delito de trânsito;
  • Se houver constatação dos órgãos competentes de que o motorista está colocando a própria vida e a das outras pessoas em risco no trânsito;
  • Outras situações definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como disputar rachas e dirigir com CNH de outra categoria que não a do veículo por duas vezes durante um período de doze meses;

Na Autoescola Sul da Ilha, o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância é homologado pelo DENATRAN, registrado e autorizado pelo DETRAN dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Goiás. Em breve também para São Paulo e Ceará. Acesse o nosso site para informações sobre matrícula e em caso de dúvidas, consulte nosso atendimento online.

Importância do Curso de Reciclagem

Mesmo a contragosto, e para indignação de uma parcela dos que se veem com essa tarefa compulsória nas mãos, o Curso de Reciclagem é um mecanismo de conscientização válido. Ele é um processo necessário para ajudar os motoristas, mantendo-os informados e atualizados a respeito das boas práticas e as regras do trânsito, desenvolvendo a maturidade necessária para entender que é preciso respeitar regras.

A própria existência das regras de trânsito é uma forma de preservar a vida humana, uma vez que os carros e outros veículos são potencialmente perigosos e precisam ser conduzidos com seriedade e responsabilidade. Além disso, especialistas da área afirmam que os cursos de reciclagem são muito importantes para que o conhecimento do condutor sobre o trânsito seja renovado. Como toda a legislação, em todos os âmbitos, sofre alterações, a do trânsito não é diferente. Ou seja, o curso é uma oportunidade para se manter atualizado sobre as regras que regem a convivência entre motoristas nas ruas, avenidas e rodovias.

Para realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância, acesse nosso site www.autoescolasuldailha.com.br e faça sua Matrícula. Qualquer dúvida, consulte nossos agentes pelo Atendimento Online.