Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa tem um grande impacto no dia-a-dia das pessoas, principalmente daquelas que são mais dependentes dos veículos próprios para locomoção. Nestas horas, motoristas devem ficar atentos para seguir a lei rigorosamente, a fim de evitar quaisquer complicações.

Para resolver o problema, o motorista deve realizar o curso de Reciclagem de CNH a fim de reaver sua habilitação e poder dirigir novamente. Neste artigo, vamos esclarecer todos os pontos a respeito do Curso de Reciclagem para Condutores Infratores. Confira!

O que é o curso de Reciclagem de CNH?

O Curso de Reciclagem para Condutores Infratores é uma penalidade imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 256) e deve ser realizado por todos os motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa ou cassada em decorrência de infrações.
Ao passar pelo curso, o condutor pode revisar todos os conhecimentos relacionados à direção, como normas, sinalizações e outros assuntos, além de se atualizar sobre as regras vigentes no país. O objetivo é que ele recorde a importância de uma condução responsável e segura.

Para realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância, acesse nosso site www.autoescolasuldailha.com.br e faça sua Matrícula. Qualquer dúvida, consulte nossos agentes pelo Atendimento Online.

Como funciona o curso?

O curso de reciclagem, quando realizado na modalidade de ensino a distância, tem o mesmo conteúdo do curso presencial e é dividido em quatro módulos: primeiros socorros; legislação de trânsito; direção defensiva e relacionamento interpessoal.
No final do curso, o motorista deve realizar uma prova teórica composta por 30 questões. É considerado aprovado aquele que acertar no mínimo 70% do teste (21 perguntas), recebendo o Certificado. Se for reprovado, tem direito a fazer a prova novamente. Caso reprove pela segunda vez, deve aguardar 24 horas para uma terceira tentativa.
Após a aprovação no Curso, o condutor ainda deve agendar a prova presencial no DETRAN, exceto nos estados onde esta prova não é exigida.

Onde realizar o curso?

Existem diversos locais credenciados pelo Departamento de Trânsito de todos os estados que oferecem o curso de reciclagem. A boa notícia para os condutores que não dispõem de tempo para frequentar as aulas presenciais é que desde 2004 o curso está disponível na modalidade de ensino a distância.
Nesse caso, o curso pode ser concluído em apenas 3 dias, o que não prejudica em nada o conteúdo, que segue a mesma organização do curso presencial, nem mesmo a avaliação teórica.
No entanto, para optar por esse modelo prático e rápido, o motorista deve se certificar de que tem disciplina para assistir a todas as aulas e explicações. Caso contrário, poderá demorar mais do que o necessário para concluir o curso.
Para realizar a matrícula no Curso de Reciclagem na modalidade Presencial, o motorista deve apresentar os seguintes documentos:

• RG – documento original e cópia; CPF – documento original e cópia; Autorização do órgão responsável para realização do curso – somente original; Comprovante de endereço de no máximo três meses – original e cópia.

Já para o Curso de Reciclagem a Distância, o condutor precisa ter em mãos apenas o Termo de Recolhimento da CNH emitido pelo DETRAN, além de seus dados pessoais.

Para realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância, acesse nosso site www.autoescolasuldailha.com.br e faça sua Matrícula. Qualquer dúvida, consulte nossos agentes pelo Atendimento Online.