curso-de-reciclagem-ead-quais-as-vantagens-de-utilizar-esse-metodo

Dirigir envolve uma grande responsabilidade, pois se está lidando com vidas, não só a nossa, mas a de outros. Assim é preciso seguir uma norma de conduta impecável no trânsito. Mas o que ocorre muitas vezes é que o motorista acaba cometendo alguma infração, que pode ser de grau leve, moderado ou grave, o que pode acabar lhe custando a sua carteira de motorista, bem como a permissão para dirigir.

Para recuperar a sua carteira de habilitação suspensa ou cassada, o motorista precisa passar por um curso de reciclagem que é obrigatório nestes casos. O problema pode ser o tempo para realizar o curso, o que muitos não têm por causa do trabalho, da rotina atarefada ou outras razões. Desta forma, é possível estudar online, por meio do método à distância, ou EaD. Vejamos mais detalhes e vantagens deste sistema de ensino também para condutores de veículos.

Realizar um Curso de Reciclagem é obrigatório?

Ter a habilitação suspensa é algo previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que visa punir condutores que cometem infrações durante o ato de dirigir. Por exemplo, se um indivíduo dirigir alcoolizado, ele pode ser autuado no código 165, cuja penalidade é multa e a suspensão do direito de dirigir. É uma repreensão para que o condutor possa se conscientizar dos seus atos e erros cometidos ao dirigir.

Assim, quando ocorre uma suspensão deste direito, a CNH somente é devolvida após o cumprimento da penalidade, ou seja, da quantidade de dias ou anos sem poder dirigir, e após a conclusão do curso de reciclagem.

O curso de reciclagem a distância tem seu conteúdo programático desenvolvido conforme resolução do DENATRAN, onde o aluno pode fazer o curso em no mínimo 3 dias. O curso é obrigatório para que o motorista possa recuperar sua Carteira de Habilitação suspensa ou cassada, com a opção de fazer este curso a distância em alguns estados.

Para realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores a Distância, acesse o site www.autoescolasuldailha.com.br e faça sua Matrícula. Qualquer dúvida, consulte nossos agentes pelo Atendimento Online.

Quais as vantagens de utilizar esse método de ensino a distância?

Vejamos algumas vantagens de realizar o curso de reciclagem a distância:

Possibilidade de fazer o curso a qualquer hora e em qualquer lugar com acesso à internet, sem a necessidade de se deslocar para assistir aulas. Não há restrições de horários, e é possível estudar em casa, no trabalho, viajando ou onde você estiver;

O curso pode ser realizado no seu próprio ritmo. Não precisa seguir o ritmo da turma na sala de aula. Uns aprendem mais rápido, enquanto outros podem exigir mais algum tempo de estudo para assimilar o conteúdo, assim, você pode terminar o curso mais rápido do que normalmente é exigido e vice-versa;

No curso de reciclagem EaD, o aprendizado é mais eficiente. Geralmente, os resultados de quem estuda online são superiores aos de quem estuda de forma presencial, pois o indivíduo tem a possibilidade de rever as aulas quantas vezes precisar e sempre que tiver dúvidas;

Discrição. Muitos podem ficar constrangidos de assistir aulas presenciais se tiveram a CNH suspensa. Outra vantagem de utilizar este método EaD é que você não precisará se expor em público para cumprir com essa exigência, é possível fazer o curso sem que ninguém precise sequer saber de nada;

O aprendizado é mais dinâmico. Muitas vezes as aulas presenciais são monótonas. No curso de reciclagem EaD, você mesmo monta sua grade de estudos por mesclar conhecimentos do curso com outros conteúdos e vídeos à disposição na internet.

O sistema EaD veio para ficar e está sendo amplamente utilizado em todas as necessidades de ensino, inclusive na educação para o trânsito.

Conteúdo pedagógico do curso

O conteúdo do curso de reciclagem EaD é o mesmo oferecido presencialmente. Este engloba basicamente as seguintes disciplinas:

  • Direção defensiva;
  • Legislação de trânsito;
  • Primeiros Socorros;
  • Relacionamento Interpessoal.

Quando finalizado o curso, em alguns estados é exigida uma prova presencial, como no caso do Paraná e do Rio Grande do Sul. No estado de Santa Catarina não há esta exigência, bastando apenas apresentar o Certificado de Conclusão do curso em uma unidade do Detran. Caso o condutor já tenha cumprido o prazo de sua suspensão, poderá receber de volta a sua CNH.